Monolítica
Monolítica foi um tríptico concebido para compor a exposição Desver Devires, que celebra os 10 anos do curso de artes visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), curso este em que tive a alegria de compor a primeira turma de discentes, no ano de 2010.
Contextualização
Este é mais um dos trabalhos que venho fazendo em Software Art e Arte Generativa ao longo destes 10 anos e, consiste-se em um experimento desenvolvido em Processing a partir da concepção de formas 3D, cuja visualização é manipulável por controladores, explorando diferentes pontos de vista sob o mesmo grupo de objetos.
Monolítica é também meu primeiro trabalho em 3D. Até então, sempre trabalhei com formas bidimensionais.
Neste Software Art, o usuário tem o controle do ponto de vista, da câmera, que pode se movimentar para todos os lados e também para aproximação e distanciamento dos elementos gerados na tela. A quantidade de cubos também varia, entre 1 e 400, de acordo com o controle do usuário. O que o usuário não altera nesta manipulação é a posição de cada um dos cubos que compõem a interface. Esta posição é sorteada toda vez que o software é iniciado.
A obra Monolítica, neste sentido, é um produto composto por três fotos, três momentos e três pontos de vista diferentes sobre um mesmo objeto.
A exposição Desver Devires ocorre 100% virtual, então basta acessar https://www.desverdevires.art/ que você poderá visualizar a Galeria Virtual com mais de 150 obras de 56 artistas do Recôncavo Baiano ou residentes nele, egressos, professores e estudantes de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
2021